quarta-feira, 7 de maio de 2014

Usar um terço pendurado no retrovisor do carro é sinal de fé?

Fonte: http://revista.pensecarros.com.br/


Quem nunca entrou em um carro e se deparou com um terço pendurado no retrovisor? Isso é muito comum. Algumas pessoas preferem, ao invés, colar adesivos com o coração de Jesus e de Maria ou mesmo de um santo de sua devoção. Mas qual o sentido disso? Isso significa necessariamente um ato de fé? Fé em quê?

Pode ser que não nos demos conta de que nossa fé ainda aparece recheada de elementos de pura superstição que nada tem da fé de Jesus de Nazaré. Por exemplo, se alguém coloca o terço no retrovisor pra “proteger” o carro, a fé está focalizada no objeto. Então isso é superstição. A pessoa acredita que aquele objeto tem um poder sobrenatural.

Por isso vemos tanta gente com terço dentro dos carros e dirigindo imprudentemente, desrespeitando as leis de trânsito e pondo sua vida e a dos outros em risco. O amuleto dá a falsa segurança de que nada de mal vai acontecer com aquele veículo porque ele está “protegido”. Mas nós, cristãos, não cremos em amuletos!!!

Se o terço ou o adesivo do seu carro tem essa finalidade, é melhor repensar sua fé! Deixe-o se ele ajuda você e quem está no seu veículo, a lembrar de Deus e da necessidade de dirigir responsavelmente para preservar a vida, dom maior de nosso Deus.

6 comentários:

Val disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Gostei da sua reflexão padre Moésio. Temos sim que purificar nossa fé e nos focar no essencial. O terço no carro tem apenas um sentido para mim: Que Deus esteja com aquele que dirige e com aqueles por quem ele passa sob a intercessão de Maria.

Anônimo disse...

...acho também que para algumas pessoas pode ter sentido diferente como: Simplesmente mostrar qual religião pertence, pois como quase todas as religiões tem os seus ritos, e consequentemente seus objetos para celebrar. Objetos nos faz lembrar também: Com não olhar para o terço e não lembrar de Deus e de Maria, não olhar para um adesivo e lembrar e trazer presente em memória a imagem. Querendo ou não os objetos e as imagens fazem parte do nosso ambiente e nos faz bem, quando vistos de forma correta. Com toda a distração do dia a dia, sempre que olho para o terço que está no retrovisor do meu carro, automaticamente vejo Deus sentado do meu lado. Eu Silvia Mary.

Anônimo disse...

O autor está julgando e generalizando todos. O terço, para mim, não está relacionado a nenhuma superstição, pois, não acredito em nenhuma. É uma forma de eu expor minha fé. Não acho que se eu estiver sem meu terço vou sofrer algum acidente e com ele nada me acontecerá...sei que independente do terço Deus está comigo em qualquer situação. Meu terço somente é um objeto que levo para demostrar minha religião, assim como a Silvia disse acima!
Vamos olhar mais para nossas vidas e atitudes e parar de nos preocupar tanto com o que os outros fazem ou acredita...
O autor diz que vê pessoas com terços dirigindo imprudentemente, pois, acreditam que o terço irá proteger como se fossem amuletos!!! KKKKK
A pessoa dirige assim pois é irresponsável e não pq colocou o terço no retrovisor...
Que nosso senhor Jesus Cristo abençoe todos!!!! Vanessa

Anônimo disse...

"Terço que não é rezado vira amuleto" (Pe Leandro Siqueira, Patos de Minas/MG).

Unknown disse...

Muitas pessoas tem o terço no carro , mais nem sabe o que é .

Postar um comentário

AddThis