sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Maria, a bem-aventurada




Hoje, continuando nosso percurso espiritual em preparação para o natal do Senhor, encontramos a figura de Maria, mãe de Jesus. Este bonito relato do encontro entre as duas futuras mães ajuda-nos a manter o foco no que é essencial (Lc 1,39-47).

Isabel fica cheia do Espírito Santo ao ouvir a saudação de Maria (v. 41). A presença de Maria é sinal de bênção. Ela carrega em seu ventre o Salvador. Isabel reconhece a grandeza daquela que para Deus é um instrumento de salvação: “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?” (v. 43). Isabel ainda não havia compreendido que não se trata de mérito. Na verdade, ninguém merece. Nem ela, nem eu, nem você. Ninguém. É simplesmente graça. Maria é escolhida como mãe de Jesus não por seus méritos; nós não nos tornamos filhos de Deus devido aos méritos próprios, mas por graça de Deus (Gl 4,7).

A prima de Maria acertadamente nos lembra do essencial: Maria é bendita porque acreditou; porque confiou na palavra do Senhor. Assim somos nós. Somos benditos sempre que acreditamos no que o Senhor nos fala e somos capazes de levar essa palavra aos outros. Nesse tempo do advento, vamos nos preparando para, a exemplo de Maria, sermos instrumentos da presença de Deus na vida das pessoas; a exemplo de Isabel, reconhecer as graças que Deus realizou na vida de Maria e quer realizar na vida de cada um de nós.

0 comentários:

Postar um comentário

AddThis