quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Por que a “sofrência” do Pablo fez tanto sucesso?



O ano de 2014 passou e nos trouxe mais um “fenômeno musical”. O cantor Pablo estourou com uma música cantando a “sofrência” de um amor que não dá certo. Quem não se pegou cantarolando pelo menos um pequeno trecho de: “Estou indo embora...”. Mas por que uma letra como esta faz tanto sucesso? Atrevo-me a partilhar com vocês algumas impressões pessoais e ao mesmo tempo faço um paralelo com nossa fé cristã.

Um fator, parece-me, ser o fato de que a letra da música retrata a vida real de muita gente. Muitas pessoas neste exato momento vivem a dor e o sofrimento de uma relação amorosa que se rompeu. Muitas pessoas estão com o coração ferido, vivendo uma verdadeira “sofrência”. Há, pois, um motivo para se identificar com o que Pablo canta. Se compararmos com nossos cânticos religiosos podemos nos perguntar se o que cantamos em nossas igrejas realmente retrata o que as pessoas vivem no seu cotidiano ou, ao invés, são muito “angelicais”.


Outro fator, pode ser porque somos marcados por uma cultura do sofrimento. Parece que quanto mais sofrimento melhor. Já cantou o Poeta que “o amor só é grande se for triste”, imagine!!!! Sem perceber, quase identificamos a alegria e o prazer com algo ruim, com pecado. Se não tiver sofrimento a gente não vai para o céu. Não é assim que pensam muitos cristãos? Claro que não existe seguimento de Jesus sem a cruz. Mas isso não significa que o cristão tem que procurar o sofrimento ou que Deus queira que a gente sofra pra poder ser feliz ou se salvar. A mensagem cristã passa pela cruz, pelo sofrimento, mas prossegue até o feliz anúncio da ressurreição. No lugar da “sofrência”, somos chamados a viver e cantar a “alegrência”. 

0 comentários:

Postar um comentário

AddThis