sexta-feira, 7 de março de 2014

Quaresma: um caminho espiritual




Traçar   metas, estabelecer objetivos, focar um alvo. Todas essas são experiências humanas comuns. Para alcançarmos o que desejamos, porém, precisamos escolher os meios mais adequados que estão a nossa disposição. Por exemplo, alguém que quer ser aprovado em um concurso precisa decidir o que fazer para alcançar seu intento: estudar sozinho? Em grupo? Fazer um cursinho preparatório?

Assim também acontece em nossa vida espiritual. Um cristão que busca uma maior intimidade com Deus precisa utilizar os meios que nossa tradição tem descoberto e experimentado ao longo desses mais de 2.000 anos: a oração, a meditação da Palavra, a prática da caridade, os sacramentos etc.

Precisamente, a partir dessa dinâmica, podemos vivenciar o tempo quaresmal como um meio; mas preferimos chama-lo de “caminho” espiritual. O objetivo é fazer uma boa preparação para a celebração da Páscoa do Senhor. Todo cristão sabe da importância capital que é a Ressurreição de Jesus e que convém estar bem preparado para este momento. Então, o meio, ou o “caminho” proposto pela Igreja para conseguirmos este objetivo, é a vivência desse tempo (40 dias) que chamamos quaresma.

Para nos orientar melhor, ela nos convida a intensificar nossa prática da oração pessoal, do jejum e da esmola; lembrando sempre que essas práticas não são meras ações externas, mas fruto de nossa experiência espiritual com o Senhor. Precisamos nos perguntar se agrada a Deus ficarmos um dia todo sem comer se continuamos agredindo nosso próximo, muitas vezes difamando-o; não seria um jejum mais agradável a Deus “repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos” (Is 58,7a)? Preparemo-nos, pois, para a Páscoa do Senhor trilhando essas quatro semanas quaresmais, degrau a degrau, na certeza de que Ele nos acompanha em todo o trajeto (Mt 28,20).

1 comentários:

Unknown disse...

Inspiração para momentos de fé e fortalecer a fé. Obrigada por suas palavras.

Postar um comentário

AddThis