terça-feira, 4 de março de 2014

Pau que nasce torto morre torto?





Esse é um ditado popular muito conhecido. Geralmente ele vem empregado quando queremos dizer que uma determinada pessoa não muda suas atitudes. Como se a pessoa estivesse "programada" ou "condenada" a agir sempre do mesmo jeito. Muitas vezes lembramos algumas ações praticadas por ela durante a juventude, às vezes até mais cedo, e que ainda se repetem na vida adulta. E sem pensar muito somos tentados a repetir: “É assim mesmo: pau que nasce torto, morre torto”. A mensagem central do tempo da quaresma, que iniciamos amanhã, porém, parece nos colocar em outra direção. Senão vejamos. O apelo forte durante esse período de 40 dias visa exatamente exortar as pessoas para uma mudança de vida, para uma conversão. A Igreja proclama a sua fé na possibilidade de o ser humano abandonar um estilo de vida que o escraviza, para um que o liberta. Ensinando assim, a Igreja se coloca no rastro da tradição bíblica que insistentemente relembra o chamado de Deus ao seu povo para que esse se converta; e a confiança do pecador no perdão renovador de Deus. O salmo 50 (51), que conhecemos como “miserere” se revela como uma boa síntese dessa fé bíblica. Temos um pecador que confessa sua culpa: “Tem piedade de mim, ó Deus, por teu amor! Por tua grande compaixão apaga a minha culpa!”(v. 3); uma prece pedindo a purificação interior: “Purifica-me com o hissopo, e eu ficarei puro. Lava-me, e eu ficarei mais puro do que a neve (v. 9); Uma oração de quem sabe que esta purificação é dom, é graça, é obra de Deus: “Ó Deus cria em mim um coração puro, e renova no meu peito um espírito firme” (v. 12); e um compromisso de buscar uma nova vida: “Vou ensinar teus caminhos aos culpados, e os pecadores voltarão para ti. Livra-me do sangue, ó Deus, ó Deus meu salvador! E a minha língua cantará a tua justiça. Senhor abre os meus lábios, e minha boca anunciará o teu louvor. Pois tu não queres sacrifício, e nenhum holocausto te agrada. Meu sacrifício é um espírito contrito. Um coração contrito e esmagado tu não o desprezas” (v. 15-19). No mais, Jesus inicia seu ministério justamente pelo convite à conversão: “O tempo já se cumpriu, e o Reino de Deus está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Nova”. Lembremos, no entanto, que a conversão é um processo que perdura toda a nossa vida. Mesmo que em um momento sejamos capazes de reconhecer a grandeza de Jesus, e afirmar acertadamente que só ele tem palavras de vida eterna, como fez Pedro (Mt 8,29; Jo 6,68), podemos a qualquer momento negá-lo e dizer que não o conhecemos, da mesma forma que fez o referido apóstolo (Lc 22,57).

2 comentários:

odedafaggart disse...

Irony Slot – Irony | TITanium Arts
T. The Irony westcott scissors titanium Slot is a game based titanium charge on the popular slot machine, titanium trimmer the Irony. sunscreen with zinc oxide and titanium dioxide Irony is a 3-reel, 3-row online slot babyliss pro nano titanium hair dryer with bonus features for free spins.

phekiez disse...

u281j8gwqth528 horse dildo,Wand Massagers,realistic dildo,dildos,black dildos,wolf dildo,bulk sex dolls,dildos,realistic dildo q647g7isevv022

Postar um comentário

AddThis