terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Ética e Moral: são coisas diferentes?



http://intelectuais.blogspot.com.br/

Esta pergunta sem dúvida surge como uma das mais comuns em nossos cursos sobre teologia moral ou ética teológica. Basicamente há duas posições a respeito. Podemos dizer que alguns estudiosos preferem diferenciar os termos. Nessa perspectiva, moral faz referência a um conjunto de valores assumidos individualmente, enquanto ética relaciona-se ao âmbito social. Com frequência os dois termos aparecem em contraposição em nossos dias. Quem defende essa posição tende a ver a ética como a consideração racional do que é "justo", enquanto a moral se preocupa com o problema do "bem" desde uma visão de fé. Por outro lado, quando nos voltamos para a etimologia das palavras, isto é, para o sentido que tinham na origem, percebemos que tanto ética quanto moral significam a mesma coisa. Ética vem da palavra grega "ethos" e moral vem da palavra latina "mos-moris". Em ambas o significado é o mesmo: costume. daí que alguns estudiosos preferem tratar "ética" e "moral" como sinônimos. 

O teólogo Leonardo Boff pertence ao primeiro grupo e afirma: "A ética é parte da filosofia. considera concepções de fundo acerca da vida, do ser humano, do universo, e de seu destino, estatui princípios e valores que orientam pessoas e sociedades (...). A moral é parte da vida concreta. Trata da prática real das pessoas que se expressam por costumes, hábitos e valores culturalmente estabelecidos" (Ética e Moral. A busca dos fundamentos, p. 31). 

O filósofo brasileiro Henrique Cláudio de Lima Vaz, em seu curso de Introdução à Ética Filosófica I, esclarece o seguinte: "Considerados, porém, em sua procedência etimológica, os dois termos são praticamente sinônimos e dado o seu uso indiscriminado na imensa maioria dos casos, talvez seja preferível manter essa sinonímia de origem e empregar indiferentemente os termos Ética e Moral para designar o mesmo objeto. A tentativa de conferir-lhes acepção diferente está ligada (...) à separação moderna entre Ética e Política e, mais geralmente, à cisão entre indivíduo e sociedade ou entre vida no espaço privado e vida no espaço púbico" (p. 12). 

Quem já esteve me ouvindo lembra de minha preferência pela posição de Lima Vaz. E você?

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bom, na verificação dos termos etimológicos tanto de Moral quanto Ética, podemos considerar que são relativamente a mesma coisa. No entanto, prefiro um questionamento existente da sociedade. Numa possível separação. Isto, não quer dizer que considero uma isolada do outra, todavia abro caminhos de abordagens cabíveis de uma maior investigação nos que diz respeita a própria Teologia Cristã Moral. Se assim o for: o que é "Justo" é igual o "Bem"?

Erivaldo Prado disse...

A meu ver, ética e moral são dois conceitos que se complementam, mas não são iguais, ou seja, não têm o mesmo sentido. Ética, por exemplo, concerne a reflexão feita sobre determinado comportamento humano, a qual pode servir para fundamentar a moral, que não é ciência tal como a ética. Por outro lado, moral têm a ver com "costumes", no sentido de conjunto de normas ou regras adquiridas pelo hábito, um modo comportamental do indivíduo na sociedade. É caracterizado pelo que é bom ou mal no meio ambiente.

Postar um comentário

AddThis