quarta-feira, 2 de abril de 2014

“Bem-aventurados os puros de coração” I




Fonte: http://mbasic.facebook.com/


Jesus, em seu grande ensinamento no chamado “sermão da montanha”, afirmou que as pessoas que têm um coração puro são felizes e verão a Deus (Mt 5,8). Ter um coração puro parece ser um dos caminhos que nos deixa próximos da vida divina, ou seja, nos ajuda a permanecer na vida de comunhão com Deus. Por isso encontramos essa oração no livro dos salmos: “Quem pode subir à montanha de Iahweh? Quem pode ficar de pé em seu lugar santo? Quem tem mãos inocentes e coração puro, e não se entrega à falsidade, nem faz juramentos para enganar” (Sl 24, 3-4).

Penso que aqui encontramos uma boa dica para um itinerário espiritual. Mais do que ficarmos preocupados com práticas externas, por mais piedosas que sejam, mostra-se mais profundo e exigente procurar a purificação do coração. Mas o que vem a ser um “coração puro”? Como “purificar o coração”? Claro que a resposta exige mais espaço do que o de um post no blog. Por isso hoje gostaria de lembrar somente uma ideia que, para mim, parece de fundamental importância. O primeiro passo para a “purificação do coração” é um ato de fé. Precisamos crer que, no fundo, a purificação do coração não é obra simplesmente humana, isto é, antes de tudo se configura como um fruto da graça de Deus em nossa vida.

Isso me parece claro a partir do salmo 51. De fato o salmista reza: “Ó Deus, cria em mim um coração puro, renova um espírito firme no meu peito” (Sl 51, 12). O verbo empregado “criar” (do hebraico bārā’é usado apropriadamente somente para Deus, o Criador. É o mesmo verbo que aparece no texto da criação do mundo (Gn 1,1) e na profecia de Isaías sobre a criação do novo céu e da nova terra (Is 65, 17).

Unicamente Deus pode fazer com que nosso coração de pedra se transforme em um coração de carne (Ez 11, 19). Deixando a graça de Deus agir em nós, poderemos, pouco a pouco, fazer a longa e difícil passagem do coração insensível ao coração compassivo; do coração impuro ao coração puro. Mas tudo começa com nossa oração: “Ó Deus, cria em mim um coração puro”. Continuo na próxima postagem.

0 comentários:

Postar um comentário

AddThis